terça-feira, 14 de setembro de 2010

BANCA ROTA . . .

Está provado ao longo da história da humanidade que quem paga as "crises" são sempre os que menos podem e que as crises são regra geral ditadas pelos poderosos.
Mais uma vez quem está a pagar a primeira crise do Século XXI, provocada pelos especuladores e outros que detêm o poder político, económico e monetário, são os trabalhadores, os pobres, os pequenos e médios empresários que vivem do seu trabalho e que precisam do poder  e do capital para trabalharem  e se sustentarem. 
O capital, consciente do seu poder, não empresta de mão beijada, ou melhor, de uma forma justa, o capital necessário para qualquer um que recorra ao crédito, poder trabalhar e comer; especula e exige do poder político a satisfação das suas ambições desmedidas.
São exemplo disso as recentes medidas de funcionamento do sector bancário.
Mais uma vez o poder político cedeu em toda a linha ao sector financeiro e monetário, "disciplinando" o mercado, dizem eles, "impondo" tectos aos bancos para se auto-financiarem e criarem garantias, para não caírem na banca rota.
Em consequência disto os bancos, que já esperavam estas medidas, vão-se financiar mais uma vez à custa dos que mais precisam, aumentando os spread's, restringindo o crédito às pessoas e empresas e aumentando os juros naturalmente.
Os grandes accionistas são intocáveis, não se pode mexer no grande capital, (é deles que depende a sobrevivência da humanidade ???) pensam alguns políticos, com medo que as suas regalias e honrarias venham a ser afectadas.
Sempre o medo a imperar nas decisões dos políticos. . . até quando?

Sem comentários:

Enviar um comentário