segunda-feira, 22 de março de 2010

LIMPAR PORTUGAL


Hoje, dia 20 de Março de 2010, teve lugar uma iniciativa de índole popular, sem conotações político partidárias, digna de louvor, que revela como o povo é solidário e amigo do ambiente.
A esta iniciativa juntaram-se pessoas de todos os extractos sociais, na qualidade de cidadãos normais, e não pelas funções ou cargos que desempenham, pretendendo mostrar que todos nós temos deveres a cumprir. É um acto de cidadânia.
É bom que todos nós tomemos consciência das realidades que nos envolvem quotidianamente e façamos algo em prol da comunidade, demonstrando assim àqueles que julgam que tudo é possível fazer sem limites, impunemente, possam despertar para a realidade.
A sociedade civil tem um papel importante a desempenhar na construção da democracia participativa. É desta forma, construindo, que conseguimos edificar um Mundo Novo, com valores altruístas e enriquecedores do ser humano.
Espero que esta acção de cidadânia seja um exemplo para outras iniciativas em prol da humanidade.
Esta “Limpeza de Portugal” de nada servirá se futuramente não forem tomadas medidas pelos governantes que visem desencorajar e impedir os prevaricadores de voltarem a recair na mesma atitude.
Existe alguma legislação, que está provado é insuficiente ou não tem a aplicação prática necessária a dissuadir os faltosos a cometerem actos que prejudicam o ambiente e a sociedade em geral.
É preciso tomar medidas adequadas que incentivem os delapidadores do bem público, que é de todos nós, a defendê-lo e a serem os guardiões dessa propriedade colectiva como é o ambiente.
Caso não sejam tomadas medidas já, arriscamo-nos a perder a consciência colectiva que ainda assiste a alguns de nós, desencorajando-os a futuramente se desinteressarem destas iniciativas, porque os delapidadores do bem público continuam a prevaricar e a rirem-se dos obreiros destas acções, dizendo:
- Limpem, Limpem ! Nós continuamos a sujar. Alguém há-de limpar!
Espero, com este escrito, contribuir para que os governantes despertem para este e outros problemas sérios que perturbam e afectam a sociedade, em vez de andarem preocupados só com o seu umbigo.
Viana do Castelo, 2010-03-20
Manuel de Oliveira Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário