sábado, 28 de novembro de 2009

MUDANÇA

Todos os dias ouvimos esta frase "MUDE O SEU MUNDO QUE O MUNDO MUDA", a propósito da poupança de energia. Que bom seria se cada um de nós fizesse desta frase um lema de vida. Certamente teríamos um mundo melhor, no mínimo diferente.
É necessário que apliquemos este lema a todos os actos da nossa vida, especialmente à nossa vida espiritual, interiorizando a grandeza e a profundidade que um espírito de mudança encerra.
Se conseguirmos mudar um pouco de nós mesmos, o que é difícil, porque estamos presos a hábitos e "valores" que não queremos modificar, por comodismo, inoperância, convicção, etc., estamos a contribuir para mudar o mundo.
Só nos podemos mudar a  nós mesmos, aos outros é impossível, mas a pessoa mais difícil de mudar somos nós próprios, porque somos em geral avessos à mudança, instalados no nosso amor próprio e, quase sempre, na passividade das nossas atitudes.
A mudança de atitudes é fundamental para operar uma transformação no nosso comportamento diário. Momento a momento,dia a dia, vamos adquirindo uma propensão para mudar, modificando pequenas coisas que jamais pensamos que estariam a influenciar o nosso comportamento. Ao fim de algum tempo de persistência, variável de pessoa para pessoa, verificamos que deixamos de efectuar aquele hábito que executamos durante tantos anos, que nos foi ensinado e transmitido, quantas vezes, de geração em geração. Só assim, persistentemente, vamos alcançando gradualmente um crescimento interior que nos catapulta para a mudança.
Tempos de crise, são quase sempre tempos de mudança. São exemplos, nada edificantes, as guerras, que em diferentes épocas e regiões avassalaram o mundo. Será que o ser humano está condenado a só mudar o seu comportamento através de catástrofes?
O ser humano é o único à face da terra dotado de inteligência, por isso é-lhe exigido que utilize esse dom em benefício próprio, melhorando sempre a sua actuação no sentido superior do seu crescimento interior rumo à perfeição.
O grande objectivo do ser humano é atingir a felicidade, que é relativa a cada um de nós, mas que tem em comum um estado de alma, de tranquilidade e de paz interior que só se alcançam praticando o bem.
Como é que se pratica o bem? Modificando os nossos defeitos de carácter, que adquirimos ao longo dos anos, tornando-nos pessoas melhores do ponto de vista ético, moral, social, etc. Desta forma, modificando-nos, estamos a mudar o mundo para melhor, evitando catástrofes para nos obrigar a modificar o mundo.
É pois duma forma voluntária, simples e não imposta, que podemos modificar-nos e mudar o mundo, contráriamente às catástrofes que são impostas por um conjunto de seres que nem sempre querem ou procuram os mesmos interesses, sujeitando a humanidade aos seus próprios interesses, quase sempre abomináveis.
Para mudarmos as nossas atitudes só é preciso vontade e coragem, dois ingredientes que bem doseados nos ajudam a mudar o nosso comportamento e nos permitem crescer como seres humanos duma forma saudável e equilibrada rumo à felicidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário