sábado, 1 de agosto de 2009

DIREITOS E DEVERES (II)

O meu pai dizia-me várias vezes na minha juventude: - " Se as pessoas soubessem cumprir com os seus deveres e exigir os seus direitos, este mundo era um paraíso".
Esta frase, como muitas outras com que ele procurava educar os filhos no bom caminho da honestidade, amizade, solidariedade, etc, constituiu um lema em toda a minha vida.
Hoje, já avô, transmiti aos meus filhos esses princípios e procuro passá-los aos meus netos, como forma de cumprir um dever dos mais velhos, perpetuar os bons princípios educacionais e civilizacionais, alicerces de um mundo justo e melhor.
Se todos nós cumprirmos estes princípios que sustentam o edifício universal do mundo, estamos certamente a contribuir para a sustentabilidade da paz no mundo.
Nos tempos que correm, lamentavelmente, cada vez cumprimos menos com os nossos deveres e só exigimos direitos, na maioria das vezes a que não temos direito, porque primeiramente não quisemos assumir os nossos deveres enquanto cidadãos do mundo.
O lema dos tempos modernos é exigir antes de cumprir, quando devia ser o inverso, cumprir para depois poder exigir.
Cada vez mais é necessária uma educação para a cidadania que passa em primeiro lugar pelos pais e/ou familiares, pela escola, pelos órgãos de comunicação social, pelos fazedores de opinião, a quem se pede mais uma vez um papel interventivo, não passivo, deixando para os outros o que cabe a cada um no seu lugar desempenhar.
No mundo do trabalho, onde os direitos e deveres mais se questionam, onde existem contratos celebrados, preto no branco, como soe dizer-se, assistimos todos os dias ao incumprimento das regras básicas dos deveres e dos direitos quer por parte da entidade patronal quer por parte dos trabalhadores.
Como a cadeia parte sempre pelo elo mais fraco, as vítimas são quase sempre os trabalhadores, pese embora tenham os Sindicatos a defendê-los, mas também eles não cumprem para poder exigir, porque nalguns casos, foram coniventes com permissões que degeneraram em passividade.
Quando um trabalhador cumpre com o seu dever tem e deve exigir os seus direitos, sob pena de ser utilizado e abusado pelo empresário menos escrupuloso e cumpridor.
Por seu lado um empresário que cumpre com os seus deveres como empregador tem o direito de exigir do trabalhador que cumpra com os deveres estipulados em contrato individual ou colectivo.
Estes são os princípios em que deve assentar a relação laboral, porém, constata-se que na realidade assim não acontece e a todo o momento somos confrontados com notícias de despedimentos, de greves, de lockout, de fecho de empresas que não se conseguiram aguentar nessas disputas laborais, na maior parte das vezes por incumprimentos das duas partes que redundaram num extremar de posições que a nenhuma interessava.
No meio desta encruzilhada de extremismos, paga sempre
o justo pelo pecador.

1 comentário:

  1. GOSTEI DA PEQUENA FRASE LAH DE CIMA MUITO ECOLOGICA AS PESSOAS NAO TEM NOÇAO DO QUE DIZEM OU ESCREVEM POR ISSO ACHEI A FRASE INTEREÇANTE CONTINUEM ASSIM PORQUE SE EU SOU A UNICA PESSOA A POSTAR UM COMENTARIO É PORQUE OUTRAS PESSOAS NAO QUEREM NEM SABER DE DIREITO E DEVER POR ISSO Q EU ME INTERECEI PELA AQUELA FRASE NAO SOU A UNICA PESSOA NO MUNDO TENHO SÓ 12 ANOS E DAI???SO QUERO MEU DIREITO EO MEU DEVER ALGUEM TEM ALGO COMTRA SE TIVER ME DIZ TAH PORQUE QUERO SABER


    EU ESTOU CERTA OU ERRADA SOBRE ESSE ASSUNTO???
    ( )SIM ( )NAO OBRIGADA POR ME FALAR
    POIS É GENTE SE VOCÊ QUER SEU DIREITO EXIJA-O PORQUE SE VOCE NAO ESIGIR QUEM IRA FAZER ISTO POR VOCE?
    QUEM CRIOU ESTA PAGINA ESTA DE PARABENS MAS A FRASE LAH DE CIMA EU AMEI
    ONDE DIZ ASSIM =SE AS PESSOAS SOUBECEM CUMPRIR COM SEUS DEVERES E EXIGIR OS SEUS DIREITOS,ESTE MUNDO SERIA UM PARAISO
    MUITO OBRIGADA PELA ATENÇAO
    MINHA ESCOLA PEDIU PRA CRIAR UMA REDAÇAO ENTAO ESTA FRASE JA ME DEU UMA NOTA 1000
    MUITO OBRIGADA!!!

    ResponderEliminar